Officersoft
Officersoft

Publicações

Como proteger a sua Serventia do Malware Cavalo de Tróia?

Como proteger a sua Serventia do Malware Cavalo de Tróia?

21/02/23

Estudos da Kaspersky mostram que apenas no primeiro quadrimestre de 2022, as PMEs (pequenas e médias empresas) registraram aumento de 140% em ciberataques. Já a Check Point Research (CPR) indica aumento de 122% em ataques a instituições de ensino e de 64% em organizações de saúde em julho de 2022 no país.

Esses números altos colocam o Brasil em sinal de alerta em relação à segurança de dados no meio digital.

O FortiGuard Labs que monitora continuamente a superfície de ciberataque em toda a América Latina e Caribe, divulgou que esses dados revelam um aumento na utilização de estratégias mais sofisticadas e direcionadas, como o ransomware. Esse é um tipo de malware de sequestro de dados, feito por meio de criptografia, que usa como refém arquivos pessoais da própria vítima e cobra resgate para restabelecer o acesso a estes arquivos. O resgate é cobrado em criptomoedas, que, na prática, torna quase impossível de se rastrear o criminoso.

“Os criminosos aumentam de uma maneira significativa a sua capacidade de invadir os computadores porque, cada vez mais, a tecnologia vem ganhando espaço nas nossas vidas. Quanto mais a tecnologia evolui, mesmo que para o bem, também surgem criminosos que se aproveitam. E, assim vamos sempre evoluindo, e, como empresa de tecnologia, nos colocando um passo a frente com a proteção adequada (…) ” Segundo explicou o Sandro Zendron, diretor na Microservice TI, durante a sua palestra no evento Legal Tech Summit, no final de 2022.

Uma cultura de proteção de dados no meio digital é necessária!

Os Oficiais das Serventias Extrajudiciais carregam uma grande responsabilidade! Conforme a Lei 8.935, Art. 22, “Os notários e oficiais de registro são civilmente responsáveis por todos os prejuízos que causarem a terceiros, por culpa ou dolo, pessoalmente, pelos substitutos que designarem ou escreventes que autorizarem, assegurado o direito de regresso.”

Sendo responsáveis por manusear e armazenar os dados dos cidadãos, os Oficiais estão se capacitando e capacitando seus colaboradores nesse novo momento de modernização dos cartórios. Todas as facilidades do meio digital transformaram também a forma de proteger essas informações sensíveis. Antes, no meio físico, o cuidado era com a exposição as intempéries do tempo, cuidados como com as enchentes, o mofo, ou os incêndios, que ainda são sim um risco, é verdade. Mas, os riscos invisíveis tem se apresentado cada vez mais inteligentes e ousados. Escute agora o podcast exclusivo para as Serventias de SC, episódio Cloud Backup, no Spotify. ➡

Os Cavalos de Tróia, ou Trojan são inspirados no mito grego que conta: “À noite, quando a barriga do cavalo de madeira se abriu, era tarde demais. Os gregos finalmente conseguiram capturar a longa cidade sitiada de Tróia, pondo fim na Guerra de Tróia.”

Pois é, muitas eras depois, esse mito continua ativo. Porém, hoje, o que ficou conhecido como um truque inteligente e de engenharia inspiradora, agora é usado para nomear uma praga maliciosa que se dissemina digitalmente, e tem como objetivo corromper os computadores das vítimas, sem ser notado. E como ele faz isso? Bem, o trojan (Cavalo de Tróia) faz isso, por exemplo, ao ler senhas, gravar toques de teclado ou abrir o acesso para mais malwares, que podem até mesmo tornar todos os dados no computador reféns do criminoso.

Essas ações podem incluir:

  • Excluir dados;
  • Bloquear dados;
  • Modificar dados;
  • Copiar dados;
  • Comprometer o desempenho de computadores e
  • até mesmo de redes inteiras.

Para que os dados estejam seguros a principal recomendação de segurança no meio digital aborda um investimento maciço em tecnologia com a aquisição de softwares originais e de qualidade. Isso é importante já que os hackers também investem continuamente em soluções do tipo. Ter ao seu lado uma empresa referência em qualidade fará com que a sua Serventia esteja sempre um passo à frente desses criminosos.

Uma analogia que funciona bem para reforçar a atenção que devemos buscar para a proteção dos dados no meio digital é a comparação com o cuidado que temos com a nossa própria vida e bens físicos de valor. Se ao sair de casa trancamos as portas, fechamos bem as janelas e protegemos os bens mais valiosos em cofres, por que não fazemos o mesmo nos sistemas que utilizamos no dia a dia do trabalho na Serventia?

Por atuarmos com soluções em tecnologia exclusivamente para as Serventias Extrajudiciais há 32 anos, a nossa inteligência é a mais atualizada e completa do mercado no que diz respeito a backup, por exemplo.

Além disso, contamos com um time de especialistas técnicos que se dedica diariamente em evoluir os nossos sistemas e de forma proativa blindar as Serventias que são nossas clientes. Afinal, nós temos dentro da nossa empresa uma cadeira cativa para os profissionais de cartório,  representados pelo nosso setor de Sucesso do Cliente, afim de termos a mão a tecnologia que você realmente precisa.

Mas, como identifico se algum computador da Serventia está infectado com Malwares?

Levantamos um checklist que será útil para você identificar se os computadores da sua Serventia já apresenta sinais de estar infectado com algum Malware. 

Verifique se:

  • O computador ou os aplicativos estão lentos;
  • Se ocorre bloqueios ou paragens frequentes nos aplicativos e sistemas;
  • Tem ocorrido algum desaparecimento ou corrompimento de arquivos;
  • Tem surgido, sem conhecimento do operador, mensagens enviadas a partir do usuário;
  • Há problemas na ligação à rede ou à internet;
  • Ocorre, sem a intervenção do operador, o aparecimento de arquivos, programas ou atalhos.

Caso apresente algum desses sinais acima procure o auxílio de um profissional, pois ele poderá lhe auxiliar no melhor procedimento para recuperar, ou não, esse computador infectado. Também é possível contratar uma Análise de Vulnerabilidade. Esse serviço é bastante eficiente para reduzir a probabilidade de um cibercriminoso violar seus dados e se apropriar deles de forma indevida.

É possível evitar que os computadores sejam infectados?

Sim, é possível! Vamos, mais uma vez, de checklist:

  • Atualize o sistema operacional acompanhando novos updates;
  • Instale um programa antivírus potente e de qualidade, e mantenha-o atualizado, escaneando de tempos em tempos o sistema operacional;
  • Um software de firewall deve ser instalado ou se já existe um no sistema operacional lembre de ativa-lo;
  • Não abra anexos ou links suspeitos;
  • Atenção aos sites da web que são acessados pelos colaboradores, evitando os que não sejam de confiança;
  • Não forneça dados de acesso a ninguém, principalmente, senhas ou palavras-passe; 
  • Faça backup dos dados frequentemente. Esse item é, inclusive, previsto pelo Provimento nº 74;
  • Avalie o desempenho das máquinas da Serventia. Como visto anteriormente, o Malware reflete na performance dos computadores.

Como conclusão, reforçamos que Cavalos de Troia podem trazer grandes prejuízos àqueles que foram infectados, pois eles possibilitam os ciberataques. E esses cibertataques são ações digitais maliciosas que encontram diferentes métodos para roubar, sequestrar, alterar ou destruir os dados dos cidadãos através da invasão dos sistemas de informação dos computadores, a infraestrutura, as redes de computadores ou seus dispositivos pessoais, como os smartphones.

Então, o Provimento nº 74 faz todo o sentido, não é mesmo? Ele prevê, entre outras ações, que as Serventias realizem o backup em nuvem, além de também utilizar o backup em uma operadora de dados físico, como o SSD ou HDD. Essa preocupação é muito válida, uma vez que o armazenamento físico é sim suscetível a ser extraviado ou corrompido, sendo um grande prejuízo para os dados dos cidadãos, e claro, levar à processos administrativos e outras penalidades para o responsável pela Serventia.

Enfim, é de suma importância que a sua Serventia possua um backup em nuvem de qualidade!

E, o backup em nuvem automatizado mais completo que existe disponível no mercado nacional para Serventias Extrajudiciais, é o  Cloud Backup da Officer Soft. Não há chance para erros ou esquecimento, pois, ele é ZERO operação por parte do usuário.

Lhe convido a solicitar um orçamento diretamente com o nosso time de negócios: 47 99941 0357.

 

fonte: Officer Soft